Educação de Qualidade para todos

Sobre Nós

  Missão da Gerência de Ensino 

            Atuar de forma fundamentada e com o devido preparo pedagógico e técnico orientando, acompanhando e propondo ações, contribuindo para a melhoria e crescimento das Unidades Escolares com foco no eixo pedagógico da Rede, na qualidade do ensino e no conhecimento compartilhado e integrado.

  

  Visão da Gerencia de Ensino

             Ter as Unidades Escolares como referência em educação dentro da área de abrangência desta Coordenadoria.

 

Valores da Gerencia de Ensino 

  • Busca permanente pela formação integral do aluno;
  • Espírito de inovação, crescimento e participação;
  • Foco no melhor desempenho;
  • Resgate do verdadeiro sentido público de nossas escolas.

 

Objetivos da Gerência de Ensino

  • Acompanhar, orientar e apoiar ações, projetos e programas nas Unidades-Escolares da rede pública estadual; 
  • Acompanhar e orientar as Unidades Escolares no desenvolvimento do projeto político pedagógico, bem como respectivos planos de ação;
  • Zelar pelo cumprimento das diretrizes emanadas pela SEEDUC;
  • Propor medidas corretivas nas eventuais falhas no decorrer do desenvolvimento das Unidades Escolares;
  • Articular ações junto as demais gerências e/ou setores de acompanhamento das U.E.´s;
  • Propor eixos de articulação entre as U.E.´s a fim de estabelecer efetivo trabalho em rede baseados nas dimensões da gestão;
  • Expandir o currículo da rede;
  • Estabelecer propostas de ação no que se refere a melhor qualidade do ensino, a diminuição dos índices de repetência, revitalização das aulas (com vistas também a minimizar a evasão);
  • Avaliar e encaminhar processos;
  • Capacitar equipes diretivas e professores;
  • Visitar as U.E.´s a fim de conhecê-las, acompanhá-las e orientá-las quando necessário;
  • Possibilitar momentos de integração entre a SEEDUC, Gerência e as U.E.´s
  • Avaliar a gestão de pessoas, pedagógica, de recursos e financeira;
  • Promover a valorização do profissional da educação em nossa rede;
  • Estimular a participação em programas, projetos, eventos, discussões emanadas pelo MEC, SEEDUC e CRRMPII;
  • Aprofundar estudos referentes às ações sobre as U.E.´s;
  • Implementar metodologia de projetos;
  • Prestar serviços relativos a ENCCEJA, levantamento de infrequência de alunos, de bolsa família e de procura-se, realizar o censo escolar, orientar sobre matrícula de alunos, expedir certificados às U.E.´s;
  • Orientar sobre os procedimentos de processos: merenda, manutenção, PDDE, PNAE,  pedagógicos e outros;
  • Analisar dados de desempenho das U.E.´s propondo ações;
  • Realizar reuniões semanais com a equipe de trabalho a fim de traçar metas, ações e
  • Solicitar verbas para projetos pedagógicos;
  • Conhecer, acompanhar e zelar pelo cumprimento das legislações e diretrizes emanadas do MEC   e SEEDUC;
  • Atender ao público e profissionais de educação, orientando e expedindo documentos pertinentes a esta  gerência;
  • Propor uma forma única/padrão de regimento interno para todas as U.E.´s com base no regimento padrão da SEEDUC D.O. de 11/03/94 e acompanhar sua execução;
  • Acompanhar planos de ação, P.P.P., projetos, programas e calendários letivos;
  • Orientar e conduzir os planejamentos curriculares por áreas do conhecimento;
  • Implantar metodologia de trabalho interdisciplinar ;
  • Expedir e orientar materiais de divulgação sobre cursos, seminários, concursos, eventos, mostras etc;
  • Distribuir material informativo.;

Proposta para uma metodologia pedagógica

         Nossas equipes e reflexões chegam à sala de aula. Estamos focalizando pistas, estratégias que nos levem ao COMO. Organizar e desenvolver coerentemente um processo pedagógico que corresponda aos fundamentos que se projetam - Cenários / realidade / perfil do aluno.

        Refletimos sobre fundamentos de educação, mas já com a preocupação de organizá-los em forma de projeto pedagógico, para proporcionar um referencial às escolas, na clareza sobre suas propostas efetivamente colocadas em prática e construídas coletivamente. Processos e projetos com sentido, significativos. Conhecimentos e ações articuladas por eixos pesquisados, analisados e elencados como prioridades perfazendo uma rede de trabalho educativo. Assim entendemos a organização do currículo desta rede de ensino que defina e marque a sua política educacional tendo como referência pilares já próprios da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro:

        A melhor possibilidade de um ensino de qualidade, com um melhor acompanhamento e preparo aos professores também por intermédio dos coordenadores pedagógicos, a revitalização do currículo para que se torne mais atraente, enfim, uma boa gestão.

        A proposta baseia-se no conhecimento mais próximo da realidade das escolas a fim de orientar, acompanhar e apoiá-las, elevar os índices de desempenho, implementar avaliação institucional a fim de diagnosticar as realidades para a elaboração e desenvolvimento de planos de ação específicos viabilizando com apoio pedagógico e outras ações pertinentes.

        Acreditamos que a eficácia da prática pedagógica assegura um padrão de qualidade que garanta a efetivação de metas e focos estabelecidos e o real papel da educação. Isso tudo gera crescimento pessoal e profissional nos educadores e garante a melhor e mais integral formação aos educandos.

        Na verdade, forma uma articulação de processos que provoca uma desconstrução de conceitos muito necessária a desempenhos, resultados, respostas e (re) construções novas.

 

REFLEXÃO

        Educação é muito mais do que transmitir conhecimentos e habilidades por meio dos quais se atingem objetivos limitados.
        É também abrir os olhos das crianças para as necessidades e direitos dos outros. Precisamos mostrar às crianças que suas ações tem uma dimensão universal. E precisamos encontrar uma forma de estimular seus sentimentos naturais de empatia para que venham a ter uma noção de responsabilidade afetiva em relação aos outros.
        Pois é isso que nos motiva a agir.

Programas e Projetos - SEEDUC  /  MEC

  

  • Almanaque na rede
  • Comitê étnico-racial
  • OBMEP
  • Energia
  • Aprendendo a sorrir
  • Autonomia
  • Viradão Esportivo
  • Brasil Alfabetizado
  • Núcleo de cultura
  • Projeto agora – ações climáticas
  • LGBT
  • Caminho das águas
  • P.D.E.-Escola
  • Educação fiscal
  • Projeto mais educação
  • Animação cultural
  • Avaliações externas: SAERJ, prova Brasil, provinha Brasil. ENEM e ENCCEJA
  • Prêmio Nacional de referência em gestão escolar
  • Projeto sexualidade
  • Projeto Não violência nas escolas
  • Projeto saúde nas escolas
  • Projeto aprender
  • Compet

 

             

Outras ações da Gerência de Ensino

  

  • Projetos de Inclusão do Napes
  • CES – Nova Proposta
  • Leitura – Celeiro de Letras
  • Maratona Estudantil – Rotary Clube
  • Educar para o Pensar - Filosofia
  • Programa de formação para Diretores, Coordenadores Pedagógicos e Professores e Orientadores de Gestão;
  • Gestão Financeira ( AAEs)
  • Espaço de Cultura (em consonância com o Projeto “A gente se vê no museu”)
  • Programa de Reestruturação dos Cursos Técnicos
  • Projeto: Caminho das Águas
  • Casa da ciência
  • Escola de pais
  • Projeto Integrar
  • Prêmio Regional – Gestão Inovadora
  • Convênio – CEDER Avaliação Institucional / Comitê gestor da qualidade
  • Ambientes de aprendizagem
  • CEABAI
  • Núcleo Avançado (possibilidade)
  • Mostra científica
  • Eco-gincana literária
  • Revitalização dos grêmios estudantis
  • Talentos do professor

 

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.