Educação de Qualidade para todos

Mostra Científica das Escolas Estaduais

18/01/2010 11:10

 Foto: Felipe de Souza                                    

                   Mais de 10 escolas participantes e cerca de 30 projetos expostos. Assim foi a I Mostra Científica das Escolas Estaduais, realizada nesta quarta-feira no Memorial Zumbi dos Palmares, em Volta Redonda. O evento foi organizado pela coordenadoria regional de ensino do Médio Paraíba II e reuniu trabalhos das escolas cidades de Barra Mansa e Volta Redonda.

De acordo com a coordenadora de ensino de biologia e química do Médio Paraíba II, Vera Gama, o objetivo do evento foi dar visibilidade ao trabalho que professores e alunos desenvolvem dentro de sala.
- Essas experiências enriquecem a prática da sala de aula e desenvolvem o espírito científico dos alunos. Além disso, há uma troca de experiências entre eles que é super positiva - analisou a coordenadora.
Ela contou que, para o próximo ano, já está sendo negociado um espaço maior para a realização da mostra que, de acordo com Vera, foi um sucesso. "Muitas outras escolas já estão querendo participar e a edição do ano que vem será ainda maior", garantiu.

Na exposição, os alunos apresentaram os mais diversos temas e se revezavam nas explicações, sempre marcadas pela correção e criatividade. Num stand, do Colégio Estadual Rio de Janeiro, os estudantes falavam sobre o fim do mundo, sob os olhares das diversas religiões e o parecer da ciência.
Os expositores destacaram a iniciativa da coordenadoria e disseram que, eventos como esse, incentivam a participação nas aulas. "Dá um gás a mais, sempre. A gente faz o trabalho para a feira de ciências da escola e agora estamos expondo de novo", contou Beatriz Franco, de 15 anos, uma das dez integrantes do grupo que montou o projeto.

- E acaba sendo uma oportunidade de interagirmos com alunos de outras escolas e podemos conhecer os trabalhos que são desenvolvidos em outros lugares. É tudo muito enriquecedor - completou Raphael de Araújo.
Em outra banca, os alunos falavam sobre o petróleo na camada pré-sal. Ligados nas últimas novidades sobre o projeto de lei brasileiro, que tramita no Congresso Nacional, os estudantes apontaram os benefícios que a exploração do pré-sal podem trazer para o Brasil. "Além da geração de empregos, o pré-sal vai gerar muita riqueza para o país. Podemos explora-lo com segurança, que trará inúmeros benefícios", explicou, confiante, o estudante Leonardo Duffrayer, do Colégio Rio Grande do Norte.

Diário do Vale - Publicado em 28/10/2009, às 16h25

Voltar

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.