Educação de Qualidade para todos

 

I Feira do Conhecimento

 "Feira do Conhecimento" reune alunos em busca de inovação em Volta Redonda.

Foto:  Roberta Caulo

 

Meio ambiente: carro movido a biodiesel foi um dos projetos do evento

Volta Redonda

Estimular os alunos na troca de experiências foi o principal objetivo da "I Feira do Conhecimento", realizada hoje pela Coordenadoria Regional do Médio Paraíba II, no Clube Náutico. Foram expostos trabalhos de alunos de escolas estaduais que apresentaram ciências, arte, história, dança, química e outros assuntos de diferentes disciplinas.

Segundo o professor de física e um dos organizadores do evento, Jorge de Paiva, a Feira este ano quis integrar as escolas e as disciplinas, divulgando os trabalhos.

- Com aproximadamente 18 instituições de ensino estadual, buscamos integrar os alunos sem priorizar uma área - disse Jorge de Paiva, afirmando que a busca pela construção do conhecimento foi o principal objetivo.

Para a diretora do Colégio Estadual Nossa Senhora do Amparo, Cláudia Oliveira, a troca de experiências só agrega pontos positivos aos alunos, que ao mesmo tempo em que transmitem o assunto aprendem sobre outros temas da Feira.

- A Feira acrescenta valores e conhecimentos a todos que participam - afirmou Alan Carlos Soares, estudante do 2º ano do ensino médio do Colégio Amparo.

Um dos colégios que mais inovaram na "Feira do Conhecimento" e apresentou um tema de importância nacional foi o Colégio Barbará, com o trabalho "Biodiesel: a tecnologia a favor da natureza e do progresso". Desenvolvido por alunos do curso pós-médio de química, tem como preocupação principal o meio ambiente.

- Os alunos pegaram o óleo utilizado na cozinha, já velho, e o transformaram em biodiesel, que pode ser utilizado em carros - explicou o coordenador do curso de química, Fernando Sayão.

O projeto, que foi testado na Feira em um carro, polui menos o meio ambiente e o óleo inutilizável transformado em biodiesel deixa de ser jogado em mananciais.

Um dos alunos responsáveis pelo projeto, Ronildo Catarino, disse que querem implantar o projeto e que ao fazê-lo o meio ambiente foi o foco.

 

Publicado no Diário do Vale de 27 de Novembro de 2010 

 

Fotos

 

 

 

 Mais fotos

 

 

 

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.