Educação de Qualidade para todos

Muan - Manipulador Universal de Animação

07/06/2010 08:02
     
    Semana passada, nós da CRRMPII iniciamos uma parceria com o NTE para formação de um grupo de professores no curso básico de MUAN.

    Percebemos o quão interessante é o mundo da animação.

    Tudo antes tinha uma profunda dependência do livro e, é claro que hoje ainda é. Acreditamos que sempre continuaremos a tê-la, porém os meios de pesquisa ficam cada vez mais amplos, graças ao auxílio de equipamentos eletrônicos e informatizados.

    Os meios de telecomunicações nos libertam daquele mundo que se limita até onde conseguimos ver ou ouvir e passamos a ter um contato com todo o mundo. Passamos, portanto, a ter fontes de pesquisas internacionais nas nossas próprias casas, o que traz também, uma gama de pesquisas, ajudando quem antes não podia adquirir vários livros.  Ganha-se não só as fontes de pesquisa mas, também, ferramentas que auxiliam no ensino-aprendizado. Através de softwares, como o MUAN por exemplo, consegue-se dependendo do caso, fazer com que um aluno entenda melhor o assunto e de maneira menos complicada. Porém, não se pode desfazer do tradicional quadro negro, pois certos ensinamentos necessitam dele, contudo, os softwares estarão para auxiliar a fixação do conteúdo. É bom ressaltar o fato, de que quando se fala em tecnologia não somente é a informática, mas também, equipamentos audiovisuais, como projetores, vídeos e mais.

    Esta evolução, que estamos presenciando, faz com que consequentemente, criemos uma cultura tecnológica.

    O grupo todo está amando! Professores de Língua Portuguesa e de Artes, além de Animadores Culturais e Coordenadores Pedagógicos.

    Agradecemos a toda equipe do NTE, e em especial a nossa querida tutora Giany Abreu.

     Abraços!    

                            Marluci e Vandinha - CRRMPII

 

Vejam as fotos do curso:

 

O que é o Muan?

Muan - Manipulador Universal de Animação - é um sistema open source para animação quadro-a-quadro, desenvolvido e compatível com o sistema operacional Linux, programa utilizado em todos os laboratórios de informática das escolas de nossa rede estadual.

   O Muan foi concebido pelo Anima Mundi, Festival Internacional de Animação do Brasil, e desenvolvido pelo IMPA, com apoio da IBM.   Sua interface gráfica permite a rápida criação, edição, manipulação e visualização de animações, utilizando câmeras de vídeo ou webcans conectadas ao computador.   Por ter sido elaborado para propósitos educacionais, Muan é simples e fácil de operar, contendo funcionalidades que atendem tanto aos iniciantes quanto aos animadores profissionais.

    A Equipe Pedagógica da Gerência de Ensino da CRRMP II, na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, desenvolveu um projeto denominado:  Toda forma de ler vale a pena,  com interface em Multiculturalismo.  Esse evento acontecerá nos dias 05, 12, 19 e 26 de maio.  

    Uma das ferramentas usadas será o MUAN, casando Artes, Lingua Portuguesa e demais disciplinas interessadas.

 

 

 

Voltar

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.