Sobre Nós
Missão da Gerência de Ensino
Atuar de forma fundamentada e com o devido preparo pedagógico e técnico orientando, acompanhando e propondo ações, contribuindo para a melhoria e crescimento das Unidades Escolares com foco no eixo pedagógico da Rede, na qualidade do ensino e no conhecimento compartilhado e integrado.
Visão da Gerencia de Ensino
Ter as Unidades Escolares como referência em educação dentro da área de abrangência desta Coordenadoria.
Valores da Gerencia de Ensino
- Busca permanente pela formação integral do aluno;
- Espírito de inovação, crescimento e participação;
- Foco no melhor desempenho;
- Resgate do verdadeiro sentido público de nossas escolas.
Objetivos da Gerência de Ensino
- Acompanhar, orientar e apoiar ações, projetos e programas nas Unidades-Escolares da rede pública estadual;
- Acompanhar e orientar as Unidades Escolares no desenvolvimento do projeto político pedagógico, bem como respectivos planos de ação;
- Zelar pelo cumprimento das diretrizes emanadas pela SEEDUC;
- Propor medidas corretivas nas eventuais falhas no decorrer do desenvolvimento das Unidades Escolares;
- Articular ações junto as demais gerências e/ou setores de acompanhamento das U.E.´s;
- Propor eixos de articulação entre as U.E.´s a fim de estabelecer efetivo trabalho em rede baseados nas dimensões da gestão;
- Expandir o currículo da rede;
- Estabelecer propostas de ação no que se refere a melhor qualidade do ensino, a diminuição dos índices de repetência, revitalização das aulas (com vistas também a minimizar a evasão);
- Avaliar e encaminhar processos;
- Capacitar equipes diretivas e professores;
- Visitar as U.E.´s a fim de conhecê-las, acompanhá-las e orientá-las quando necessário;
- Possibilitar momentos de integração entre a SEEDUC, Gerência e as U.E.´s
- Avaliar a gestão de pessoas, pedagógica, de recursos e financeira;
- Promover a valorização do profissional da educação em nossa rede;
- Estimular a participação em programas, projetos, eventos, discussões emanadas pelo MEC, SEEDUC e CRRMPII;
- Aprofundar estudos referentes às ações sobre as U.E.´s;
- Implementar metodologia de projetos;
- Prestar serviços relativos a ENCCEJA, levantamento de infrequência de alunos, de bolsa família e de procura-se, realizar o censo escolar, orientar sobre matrícula de alunos, expedir certificados às U.E.´s;
- Orientar sobre os procedimentos de processos: merenda, manutenção, PDDE, PNAE, pedagógicos e outros;
- Analisar dados de desempenho das U.E.´s propondo ações;
- Realizar reuniões semanais com a equipe de trabalho a fim de traçar metas, ações e
- Solicitar verbas para projetos pedagógicos;
- Conhecer, acompanhar e zelar pelo cumprimento das legislações e diretrizes emanadas do MEC e SEEDUC;
- Atender ao público e profissionais de educação, orientando e expedindo documentos pertinentes a esta gerência;
- Propor uma forma única/padrão de regimento interno para todas as U.E.´s com base no regimento padrão da SEEDUC D.O. de 11/03/94 e acompanhar sua execução;
- Acompanhar planos de ação, P.P.P., projetos, programas e calendários letivos;
- Orientar e conduzir os planejamentos curriculares por áreas do conhecimento;
- Implantar metodologia de trabalho interdisciplinar ;
- Expedir e orientar materiais de divulgação sobre cursos, seminários, concursos, eventos, mostras etc;
- Distribuir material informativo.;
Proposta para uma metodologia pedagógica
Nossas equipes e reflexões chegam à sala de aula. Estamos focalizando pistas, estratégias que nos levem ao COMO. Organizar e desenvolver coerentemente um processo pedagógico que corresponda aos fundamentos que se projetam - Cenários / realidade / perfil do aluno.
Refletimos sobre fundamentos de educação, mas já com a preocupação de organizá-los em forma de projeto pedagógico, para proporcionar um referencial às escolas, na clareza sobre suas propostas efetivamente colocadas em prática e construídas coletivamente. Processos e projetos com sentido, significativos. Conhecimentos e ações articuladas por eixos pesquisados, analisados e elencados como prioridades perfazendo uma rede de trabalho educativo. Assim entendemos a organização do currículo desta rede de ensino que defina e marque a sua política educacional tendo como referência pilares já próprios da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro:
A melhor possibilidade de um ensino de qualidade, com um melhor acompanhamento e preparo aos professores também por intermédio dos coordenadores pedagógicos, a revitalização do currículo para que se torne mais atraente, enfim, uma boa gestão.
A proposta baseia-se no conhecimento mais próximo da realidade das escolas a fim de orientar, acompanhar e apoiá-las, elevar os índices de desempenho, implementar avaliação institucional a fim de diagnosticar as realidades para a elaboração e desenvolvimento de planos de ação específicos viabilizando com apoio pedagógico e outras ações pertinentes.
Acreditamos que a eficácia da prática pedagógica assegura um padrão de qualidade que garanta a efetivação de metas e focos estabelecidos e o real papel da educação. Isso tudo gera crescimento pessoal e profissional nos educadores e garante a melhor e mais integral formação aos educandos.
Na verdade, forma uma articulação de processos que provoca uma desconstrução de conceitos muito necessária a desempenhos, resultados, respostas e (re) construções novas.
REFLEXÃO
Educação é muito mais do que transmitir conhecimentos e habilidades por meio dos quais se atingem objetivos limitados.
É também abrir os olhos das crianças para as necessidades e direitos dos outros. Precisamos mostrar às crianças que suas ações tem uma dimensão universal. E precisamos encontrar uma forma de estimular seus sentimentos naturais de empatia para que venham a ter uma noção de responsabilidade afetiva em relação aos outros.
Pois é isso que nos motiva a agir.
Programas e Projetos - SEEDUC / MEC
- Almanaque na rede
- Comitê étnico-racial
- OBMEP
- Energia
- Aprendendo a sorrir
- Autonomia
- Viradão Esportivo
- Brasil Alfabetizado
- Núcleo de cultura
- Projeto agora – ações climáticas
- LGBT
- Caminho das águas
- P.D.E.-Escola
- Educação fiscal
- Projeto mais educação
- Animação cultural
- Avaliações externas: SAERJ, prova Brasil, provinha Brasil. ENEM e ENCCEJA
- Prêmio Nacional de referência em gestão escolar
- Projeto sexualidade
- Projeto Não violência nas escolas
- Projeto saúde nas escolas
- Projeto aprender
- Compet
Outras ações da Gerência de Ensino
- Projetos de Inclusão do Napes
- CES – Nova Proposta
- Leitura – Celeiro de Letras
- Maratona Estudantil – Rotary Clube
- Educar para o Pensar - Filosofia
- Programa de formação para Diretores, Coordenadores Pedagógicos e Professores e Orientadores de Gestão;
- Gestão Financeira ( AAEs)
- Espaço de Cultura (em consonância com o Projeto “A gente se vê no museu”)
- Programa de Reestruturação dos Cursos Técnicos
- Projeto: Caminho das Águas
- Casa da ciência
- Escola de pais
- Projeto Integrar
- Prêmio Regional – Gestão Inovadora
- Convênio – CEDER Avaliação Institucional / Comitê gestor da qualidade
- Ambientes de aprendizagem
- CEABAI
- Núcleo Avançado (possibilidade)
- Mostra científica
- Eco-gincana literária
- Revitalização dos grêmios estudantis
- Talentos do professor